v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”

					Visualizar v. 16 n. 46 (2023): Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e  plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”

O Dossiê Temático “Ensino de línguas adicionais em contextos bi/multi e plurilíngues: por práticas pedagógicas multiculturais e inclusivas”, volume 16, Número 46, da Revista de Letras Norte@mentos, reúne estudos que se dedicam ao ensino e ao papel das línguas adicionais sob perspectivas bi/multi e plurilíngues. Foram acolhidos artigos com resultados de pesquisas que compartilham vivências e experiências de práticas pedagógicas sob perspectivas multiculturais e inclusivas em contextos de línguas de fronteiras, ensino de Libras, línguas indígenas, ensino de línguas a comunidades quilombolas e a língua portuguesa como língua de acolhimento a estudantes imigrantes ou refugiados. Os textos refletem perspectivas diversas que apontam para as várias possibilidades de ensino de línguas em nosso país considerando as dimensões educativas que emergem dos contextos nos quais as experiências relatadas foram desenvolvidas.

Publicado: 17/10/2023

Editorial

  • EXPEDIENTE

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Reichert Assunção Tonelli , Kelly Barros Santos

    Visualizações: 17
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11804
  • APRESENTAÇÃO

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Juliana Reichert Assunção Tonelli, Kelly Barros Santos

    Visualizações: 7
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11805
  • “A GENTE QUER UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA ALÉM DE UMA LISTA DE CONTEÚDOS”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BI/MULTI/PLURILÍNGUES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA

    Raquel Siqueira Buonocore, Cyntia Bailer

    Visualizações: 28
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11398
  • A INFLUÊNCIA DOS GESTOS PARA A AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO L2

    Lucas Possatti de Oliveira , Débora Morais Barbosa da Silva

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11322
  • CHILDREN'S MEANING MAKING PROCESS TO ENGLISH LEARNING:A SYSTEMATIC REVIEW

    Fernanda Seidel Bortolotti, Plinio Marco de Toni

    Visualizações: 37
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11325
  • COGNIÇÕES SOBRE BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE

    Josimayre Novelli, Natália Borges Carlos

    Visualizações: 27
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11744
  • DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA

    Karley dos Reis Ribeiro, Raquel Amorim dos Santos, Gisele Reis Abdon

    Visualizações: 20
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11202
  • DIALOGISMO E ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALAS DE AULA BILINGUES E BIMODAIS

    Renan Monezi Lemes, Dinaura Batista de Pádua, Lezinete Regina Lemes

    Visualizações: 34
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11061
  • EMOÇÕES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ADICIONAIS POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA E NA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BI, MULTI E PLURILÍNGUE

    Juliana Reichert AssunçãoTonelli, Arelis Felipe Ortigoza Guidotti, Helena Vitalina Selbach

    Visualizações: 50
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11425
  • ENSINO DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES E ENSINO DE LIBRAS PARA INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS BRASILEIROS E IMIGRANTES: DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

    Naiara Valentini, Cristiane Horst, Mauriclei Pfeifer

    Visualizações: 24
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11397
  • O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO NA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM LIBRAS

    Rosa Carolina Silva de Gouveia, Juliana Freitag Schweikart

    Visualizações: 18
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11304
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE: POR UMA ROSA-DOS-VENTOS QUE NAVEGUE AO SUL

    Davi Barbosa, Fernanda Mota-Pereira

    Visualizações: 133
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11330
  • PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO E FLUÊNCIA ORAL EM L2 NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OLHAR DA ATD

    Simone Frye, Vera Lucia Felicetti, Antônio Henrique Coutelo de Moraes

    Visualizações: 36
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11391
  • RELACIONES INTERNACIONALES ENTRE UNEMAT MATO GROSSO Y UNCUYO REPÚBLICA ARGENTINA: INTERNACIONALIZACIÓN Y GESTIÓN CURRICULAR EDUCACIONAL EN FOCO

    Simone de Sousa Naedzold

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11258
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE TIMOR-LESTE

    Livia Ferre

    Visualizações: 9
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11085
  • UM PORTUGUÊS BEM “BRASILERIO”: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR PARA A AVALIAÇÃO DA METÁTESE NA FALA EM CONTEXTOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

    Diego Fernando de Oliveira

    Visualizações: 52
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11806
  • VAMOS OU NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE INFANTIL EM JOÃO PESSOA

    Anderson Alves de Souza, Clara de Carvalho Alexandre

    Visualizações: 30
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11340

Resenhas

  • ANSEIOS DE UMA EDUCAÇÃO BI/MULTILÍNGUE LIBERTADORA NO BRASIL

    Joelinton Fernando de Freitas

    Visualizações: 36
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v16i46.11435