A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.35.213230Palavras-chave:
coordenador pedagógico, formação continuada, escola, professoresResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação – UFFS/Campus Erechim, defendida em agosto de 2018, e tem como objetivo “Compreender a relevância do trabalho do coordenador pedagógico em articulação com as ações vinculadas à formação continuada de professores no espaço da escola de educação básica”. O estudo buscou refletir sobre fragilidades e possibilidades que emergem da formação inicial de docentes e, por isso, demandam processos de formação continuada. A busca por qualificar a atuação docente é uma maneira efetiva para melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Ao atentar para a relação entre teoria e prática no cotidiano escolar, o estudo apontou a importância de estreitar a relação entre coordenador e coordenados, como uma forma de obter êxitos na formação continuada, bem como nos processos pedagógicos realizados na escola.
Referências
BENACHIO, M. das N. PLACCO, V. M. N. de S. Desafios para a prática da formação continuada em serviço. In. PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012. p. 57-70.
BENINCÁ, E. Educação: práxis e resssignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-2015, maio/ago. 2009.
GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem, Florianópolis, 2013.
GADOTTI,M. Boniteza de um sonho, ensinar e aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Ed. e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 14. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessário para a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NÓVOA, A. Professores, Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
SARTORI, J. Formação do professor em serviço: da (re)construção teórica e ressignificação da prática. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, jan./jun. 2011, p. 07-19.1, jan./jun. 2011, p. 07-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".